Faça deste Blog sua página inicial

SEJA BEM VINDO PESCADOR

segunda-feira, 3 de maio de 2010

AQUARISMO

É fundamental você lêr isso, antes de colocar os peixes no aquário:

clip_image001

Deixe-me começar dizendo que eu não sou especialista em plantas aquáticas. Apesar de ter cerca de 15 anos de experiência com aquarismo, durante o qual eu sempre mantive plantas vivas nos meus aquários, o meu verdadeiro interesse em aprender os detalhes mais finos e necessidades das muitas espécies de plantas aquáticas começou há apenas 2 anos. Mas acho que já é o suficiente para eu me considerar um iniciado neste aspecto do hobby, e ousar escrever esse artigo.

Plantas

A primeira coisa que a minha experiência permite dizer é que manter plantas saudáveis é essencialmente nada diferente ou mais complicado do que manter peixes saudáveis. Tudo que precisamos perceber é que, assim como os peixes, plantas são seres vivos que vão prosperar contanto que as suas necessidades básicas sejam razoavelmente satisfeitas. Assim como peixes, existem espécies resistentes que facilmente toleram condições menos favoráveis ou erros por parte de um iniciante, e existem espécies muito sensíveis recomendadas somente para o aquarista mais experiente. Este artigo vai descrever um procedimento simples e barato que permite a qualquer um rapidamente montar um aquário plantado bem sucedido. Mas primeiro, vamos discutir alguns detalhes a respeito da escolha do tanque e outros equipamentos que você vai usar.

Dimensões do Tanque

Como você sabe, aquários vêm em todos os tamanhos e formas. A coisa mais importante a considerar quando se escolhe o tanque é que ele não deve ser muito alto. Isso porque a quantidade de luz que uma planta efetivamente recebe decresce rapidamente com a profundidade da água. Para um primeiro aquário, alturas entre 30 e 45 cm são adequadas, e um volume total entre 50 e 200 litros será apropriado para permitir um paisagismo rico sem gastar muito dinheiro.

Outro detalhe que vale a pena levar em conta é o comprimento do tanque. Como o melhor tipo de iluminação para aquários plantados simples são os tubos fluorescentes, e eles vêm em comprimentos padrões (veja tabela abaixo), idealmente um aquário deve ser apenas um pouco mais comprido do que um desses valores, e nunca um pouco menor. Isso ajuda a reduzir o custo da iluminação, e otimiza a distribuição da luz por todo o aquário.

Alguns Tubos Fluorescentes Padrões

Tamanho (cm) 45 60 90 120 Potência (W) 15 20 30 40

Iluminação

Provavelmente, o fator mais importante no sucesso de um aquário plantado seja a iluminação adequada. As referências mais comuns usadas em aquários plantados simples são deixar as luzes ligadas cerca de 10-12 horas por dia, e usar pelo menos 1 Watt de luz fluorescente para cada 2 litros de volume do tanque. Portanto se você tem um aquário de 120 litros você precisaria pelo menos 60 W de iluminação fluorescente (três tubos de 20 W, ou quatro de 15 W). Outro fator a considerar é o tipo de tubo fluorescente. Existem várias marcas e modelos diferentes no mercado, mas os tubos do tipo "Luz do Dia" (encontrados em qualquer loja de material elétrico ou construção), funcionam muito bem e são muito mais baratos do que os tubos especializados. Portanto se você está disposto a investir em uma iluminação especializada ótimo, mas também pode optar por uma mistura de especiais e comuns, ou até mesmo só comuns.

Filtragem

Embora não seja impossível, manter plantas saudáveis com um Filtro Biológico de Fundo (FBF) não é recomendável porque este tipo de filtro (aquelas placas que ficam embaixo do cascalho com uma torre indo até a superfície) prejudica o crescimento das raízes e limita a escolha de cascalho e o uso de aditivos para as raízes. Se o seu aquário já está montado com um FBF, tudo bem. Faça uma tentativa, e se você não estiver obtendo os resultados desejados considere desativá-lo (isto deve ser feito com cuidado, principalmente se o aquário estiver funcionando há muito tempo e tiver muita sujeira acumulada no cascalho). Mas se você estiver montando um aquário novo, você deve definitivamente dar preferência a outros filtros. Para aquários menores, filtros externos (aqueles que ficam pendurados na borda do vidro) funcionam muito bem e não custam muito caro. Para aquários maiores. filtros tipo canister (filtros independentes, com mangueiras retirando e devolvendo água para o aquário) são excelentes opções. Filtros tipo Wet-Dry e Trickle devem ser evitados porque o maior contato com o ar causa a remoção de CO2 da água, e este é um ítem importante como veremos abaixo. Um guia comum para ajudar a dimensionar a filtragem é que ela deve circular cerca de 5 vezes o volume do aquário por hora. Portanto um aquário de 120 litros deve ter uma filtragem que circule cerca de 600 litros/hora. Muito menos que isso podem acumular-se sujeiras e toxinas, muito mais que isso pode haver excesso de movimentação da água e as plantas não gostam disso.

Cascalho

Se o seu aquário usa um FBF, você está limitado a cascalho com pedrinhas de cerca de 1 cm ou mais de tamanho (para que a água possa fluir bem através dele), e não pode usar aditivos nele porque este filtro os remove do cascalho e joga para dentro da água. Sem um FBF, você tem várias opções de cascalhos finos e areias. Idealmente, aquários plantados devem ter uma camada de 5-8 cm de cascalho com granularidade de 1-3 mm. Se a sua intenção é criar um aquário com visual natural, você deve obviamente escolher um cascalho que pareça natural (geralmente tons de marrom ou cinza). Ele também deve ser neutro, isto é, não interferir com o pH e a dureza da água. Aditivos de cascalho ricos em ferro são altamente recomendáveis para um prolongado crescimento de plantas. Laterita também é uma excelente opção (um tipo de cascalho natural rico em ferro).

Enviar para o Twitter

0 comentários: